Seja bem vindo ao nosso site TV SUL DE MINAS - tvsuldeminas.com.br.

TV SUL DE MINAS
Banner Cabecalho central 450x80
Brasil

Corpo de Bombeiros de Minas Gerais alerta para o risco de cabeça d’água no verão

alertas sobre o risco de cabeça d’água no verão

Publicada em 11/01/24 às 09:03h - 70 visualizações

por TV SUL DE MINAS


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: internet)

Corpo de Bombeiros de Minas Gerais alerta para o risco de cabeça d’água no verão

Todos os anos, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) atende mais de mil ocorrências envolvendo casos de afogamento em todo o estado e uma média de 200 casos de óbitos por ano. Boa parte desses eventos acontecem em regiões de cachoeiras, rios e lagos.

Minas tem cachoeiras que atraem turistas de todas as partes do país, mas as belas quedas d’água podem esconder riscos para banhistas. O famoso fenômeno típico de verão, mais conhecido como cabeças d’água, é o aumento rápido do nível de um curso de água devido à chuva de grande intensidade que, normalmente, ocorre nas cabeceiras dos rios ou em trechos mais altos de seu percurso, onde acontece o escoamento superficial da água.

O grande volume de água pode surpreender os banhistas, mas dá sinais claros de que está prestes a ocorrer, por isso, o ideal é observar os seguintes indícios:

Se a correnteza começa a ficar mais rápida e a trazer muitas folhas e galhos, indica que está descendo um grande volume de água. Vale também observar a movimentação dos animais. As aves fogem da chuva da cabeceira e voam no sentido contrário.

Uma forma de evitar o problema é ficar mais próximo à nascente do rio, onde a possibilidade de acontecer a cabeça-d’água é menos provável e optar por frequentar locais que contam com salva-vidas. Se ainda assim for surpreendido, procure proteção para só depois continuar o percurso. Não tente atravessar a correnteza. O ideal é buscar um lugar mais alto, longe do rio, e esperar a enxurrada passar.


ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Site TV SUL DE MINAS
Visitas: 167423   Usuários Online: 53
Nosso Whatsapp 35988788045
Copyright (c) 2024 - TV SUL DE MINAS - RUA DOS CAETES 40 PASSOS MG (35)3521-8045 / 98878-8045

Seja bem vindo ao nosso site TV SUL DE MINAS - tvsuldeminas.com.br!

Converse conosco pelo Whatsapp!